Graduações

GRADUAÇÃO INFANTIL

GRADUAÇÃO ADULTO

cru

Cru

Simboliza o trigo. Matéria ainda em estado bruto, ingrediente fundamental para dar origem ao alimento mais democrático do mundo: o pão, que está na mesa de todos os povos e classes sociais. Mostrando que também a capoeira é para todos. Representa a inocência, limpeza, paz, pureza, infância, o batismo, os primeiros passos.

crua-e-amarelo

Crua e Amarelo

Transformação

amarelo

Amarelo

Simboliza o Sol. O Sol é uma rocha incandescente que produz sua própria luz. Logo, trás em si a marca da prosperidade, da felicidade, iluminação, adolescência, euforia. Representa em cada novo amanhecer a busca pelo aprendizado e a inspiração na sabedoria e no exemplo do Mestre.

amarelo-e-laranja

Amarelo e Laranja

Transformação

larnja

Laranja

Simboliza o girassol. A beleza do girassol está atrelada ao fato dele não olhar para baixo ou para os lados, mas para cima, o Sol é quem o guia, assim como o Mestre dentro da capoeira. Cor vibrante e cheia de energia, o laranja retrata ânimo e criatividade.

laranja-e-azul

Laranja e Azul

Transformação

azul

Azul

Simboliza o mar. Representa profundidade e estabilidade. Simboliza a confiança, lealdade, sabedoria, inteligência e fé. Momento que o capoeirista sai da superfície e mergulha nos conhecimentos da arte da capoeira.

roxo

Roxo

Simboliza a violeta. É a cor da Transmutação. Representa o despertar da Consciência, o nosso alinhamento e conexão com o Mestre e com a missão, visão e valores da escola. Significa espiritualidade e intuição dentro do jogo da capoeira.

marrom

Marrom

Simboliza o solo fértil. O marrom está associado à natureza, ao conforto e a simplicidade. É a cor que nos liga ao que vem da terra, às nossas origens, ao nosso Mestre, trazendo estabilidade, confiança e compromisso em dar sequência a esse legado. Somente um solo fértil é capaz de fornecer água e nutrientes às sementes nas proporções adequadas para o seu crescimento, produtividade e bons frutos.

vermelho

Vermelho

Simboliza o coração. O coração é um símbolo de interiorização, de sabedoria, de inteligência e de amor. O vermelho é estimulante, simboliza ação, energia, coragem, motivação e transformação. É a cor que traz paixão e força para nossa missão na capoeira.

vermelho-e-branco

Vermelho e Branco

Simboliza o quartzo branco. O quartzo branco é associado a sabedoria. O branco significa paz, calma e equilíbrio. Remete a sinceridade, verdade, respeito, sabedoria e infinitude. Ilumina e transforma. A luz branca que reflete no quartzo representa a soma de todas as cores, logo carrega em si a simbologia de toda a sabedoria acumulada pelo capoeirista ao longo de sua trajetória.